A agropecuária brasileira é considerada uma grande indústria a céu aberto produtora de alimentos, fibras e energia. Os sistemas de produção, em sua maioria instalados em condições de sequeiro (dependentes do suprimento hídrico das chuvas), sofrem enormes impactos das intempéries climáticas causadas pelo excesso ou pela falta de chuvas, por vendavais, extremos de temperatura, granizos ou geadas.
Portanto, trata-se de investimento de alto risco. Os avanços do conhecimento sobre os coeficientes técnicos das culturas, condições climáticas e dos solos contribuíram para a criação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que é uma poderosa ferramenta para auxiliar o produtor a definir onde e quando plantar as principais culturas agrícolas produzidas em nosso País, de forma minimizar os riscos de perdas na produtividade. Além das orientações aos produtores, o Zarc é importante elemento de orientação para a concessão de linhas de crédito e do seguro agrícola. Estima-se que apenas no ano de 2021 a adoção do Zarc proporcionou uma economia de R$ 8,7 bilhões em função da redução das perdas nas safras e suas indenizações securitárias. O produtor pode acessar essas informações instalando o aplicativo Plantio Certo no celular, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
Para mais informações sobre o Plantio Certo e para baixar o aplicativo, acesse o link:
Buscamos fazer com que as tecnologias e os conhecimentos gerados pela ciência efetivamente se constituam em inovação e gerem impacto. Por isso, trabalhamos com parceiros públicos e privados e apostamos em inovação aberta para impulsionar o desenvolvimento social, econômico e estratégico da agropecuária.
Nosso sistema produtivo leva em consideração a preservação da entomofauna, contribui para a agricultura regenerativa e com a descarbonização da economia.